SELO DE GOLPISTA: PIX TERÁ MEDIDA DE SEGURANÇA PARA MARCAR SUSPEITAS DE FRAUDES

Por Suporte em 30/05/2023 às 13:45 • Fonte: Felipe Freitas


Pix, do Banco Central (Imagem: Vitor Pádua / Tecno

Banco Central anuncia novos recursos de segurança para o Pix; entre as novidades está etiqueta para chaves suspeitas de irregularidades.


O Banco Central (BC) divulgou nesta semana novas medidas de segurança para o Pix. Essas medidas envolvem etiquetas para marcar qual é a suspeita de ilegalidade de uma chave, ampliação do tempo de consulta de dados dos usuários e novas informações sobre contas envolvidas em irregularidades. As novidades entrarão em vigor em 5 de novembro, data esperada para que o BC e instituições participantes do Pix realizem os ajustes necessários.

Outra mudança anunciada pelo BC é para os bancos que desejam integrar o sistema do Pix. Essas instituições terão que entregar um questionário de autoavaliação em segurança, cujo objetivo é garantir que o banco atende os requisitos técnicos de segurança exigidos pelo Banco Central.

 

Etiquetas marcarão qual é a atividade suspeita do usuário

 

A partir de 5 de novembro, chaves Pix suspeitas de cometer infrações receberão uma etiqueta indicando qual é a atividade do usuário. Por exemplo, se uma conta realizar uma transação que pode indicar uma invasão de conta, o banco poderá marcar na etiqueta que esse é o motivo da suspeita.

Para incluir essa nova marcação, haverá um campo de notificação para preencher com a suposta ilegalidade. Outros exemplos de atividades suspeitas podem ser golpe, conta criada por falsidade ideológica ou conta laranja, na qual uma pessoa empresa a sua chave para outra pessoa aplicar fraudes.

 

Mais dados e mais tempo de análise de chaves Pix

 

O Banco Central também informou que novos dados serão disponibilizados para análise das instituições. Entre essas novas informações estão: quantidade de contas vinculadas a um usuário; número de infrações de uma conta e quantos participantes do sistema Pix aceitaram a notificação de suspeita de fraude da chave.

Sobre o tempo de análise dos dados, a partir de 5 de novembro, as instituições terão acesso a dados de até cinco anos — no momento, esse tempo é de seis meses. 


Com informações: Gaúcha Zero Hora e G1

Ao continuar navegando em nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade. Mais informações